domingo, 21 de outubro de 2007

Direitos Humanos no Brasil




Primeiramente antes de se falar em Direitos Humanos, deve pensar em garanti-los.

O Brasil, um país que sofre por causa das grandes oscilações na bolsa de valores, variações nas taxas de inflação e alterações no mercado mundial, está longe de assegurar a paz e igualdade entre os idivíduos mesmo sendo um país de grande potencial. O Brasil é um país que surgiu diante desse e outros problemas que atingiam e ainda atingem o país.
Mas este novo Brasil, cheio de esperança no futuro mesmo com as várias crises que acontecem e problemas políticos, não pensa somente nisso. Pensa também na pobreza, miséria e desrespeito aos básicos fundamenos da sociedade, os Direitos Humanos.

Para haver a completa garantia dos Direitos Humanos, deve-se começar tudo por dois básicos caminhos, o primeiro é que haja o cumprimeto dos direitos apenas em níveis familiares, e depois tomará rumos externos até tornar-se internacional a garantia dos Direitos Humanos. O segundo caminho é o mais discutido e mais preocupante em nosso país, é a educação, pois com educação os ideais dos indivíduos podem mudar. Pode haver um indíviduo que lute não só pelos seus direitos, mas sim contra a violência, não apenas física mas também contra aquela violência contra segmentos da sociedade.

Neste país uq é o Brasil hoje, o governo tenta mudar a exclusão social presente em nosso país, causado pela forma em que fomos sócioculturamente formados, esta formação pode ser também uma causa do não cumprimento dos Direitos Humanos.

(Inspirado no texto publicado pelo site http://direitos_humanos.sites.uol.com.br/ )

5 comentários:

Anônimo disse...

(Obs.: Meu teclado n esta digitando acento!)
Direitos Humanos, esse assunto eh bastante abrangente e engloba a esfera cultural, socio-economica e politica de um pais.
Para exigir algum direito eh necessario cumprir nossos deveres. Soh assim havera respeito e uma potencial melhora em nosso pais.
O Brasil, apesar de um pais com um alto indice de desigualdade, eh um pais onde as tradiçoes e os costumes de boas maneiras estao muito presentes. Mas essa desigualdade social pode influenciar diretamente no modo de ser e agir das pessoas, fazendo que passem a violar os direitos dos outros.
A desigualdade gera pertubaçoes na vida social das pessoas.
Como o Mario disse: antes de se falar em direitos humanos eh preciso saber como garanti-los.
Esses direitos podem ser cobrados atraves de nossa legislaçao, pois como diziam os filosofos contratualistas, nos abrimos mao de certa parte de nossa liberdade oferecendo-a a um governo que tem como prioridade mater a ordem social, ou seja, mater "de pe" os direitos dos cidadaos e cobrar que os mesmos cumpram seus deveres para com a sociedade.
Para que os direitos humanos n sejam violados eh preciso uma politica eficaz e uma educaçao de boa qualidade, que faça das pessoas seres cada vez mais humanos.

Anônimo disse...

ααdorei o blog :D

Pαrabeéns aae Mααrio :~

Beeeijααõ!

Anônimo disse...

Ficou subentendido com o texto que se tiver melhora na educacão é possivel haver uma mudança.
Entao eu deixo a pergunta.
Como deve ser a educação no Brasil?

Anônimo disse...

Manoel,vai come pastel rapáaa.Vc tah perguntando sobre a educaçao pq vc num sabe de nada, seu portugues de merda.

Stanley disse...

É inaceitável o não cumprimento dos direitos humanos uma vez que exercem papel fundamental em uma sociedade. O Texto aborda contextos históricos a fim de explicar a situação hoje enfrentada por todos os brasileiros, que ainda carregam consigo a esperança da confirmação dos direitos humanos. Aeews Mário, abração!!! Comentei aqui, como Aurélio pediu!! Passem lá no Simples e Objetivo por obséquio! uhauhauhauh